Como eu preparo o tecido
- Magda Lopes
- 5 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Olá,
Quando vamos iniciar um novo trabalho seja ele grande ou pequeno precisamos nos atentar as medidas, e as vezes surgem algumas dúvidas de como marcar o tecido para iniciar a bordar, e atendendo ao pedido de uma leitora eu vim mostrar como eu faço.

Lembrando que essa é a forma que funciona pra mim, mas com o tempo cada um vai desenvolvendo o seus jeitinhos e macetes.
Primeira coisa: Escolher o gráfico
Parece meio obvio, mas tudo começa no gráfico, você precisa saber quantos pontos ele possui para transferir para o tecido. Os gráficos vêm quadriculados onde cada quadrado pequeno representa um ponto, e eles ficam agrupados de dez em dez pontos demarcados por uma linha mais escura.
Segundo: Marcando o tecido
Você pode fazer de duas formas, a primeira é com uma canetinha solúvel em água, se for um quadro eu deixo no mínimo cinco centímetros de tecido de margem para o bordado não ficar "apertado" na hora de emoldurar, mas você pode deixar até mais, mas sempre deixe uma margem para qualquer trabalho que você fizer:

Depois de deixar essa folga eu começo a contar de dez em dez os quadradinhos no tecido até chegar a quantidade de pontos pedida no gráfico, faço isso em toda a volta do tecido:

Note que cada pontinho demarca dez pontos.

Eu gosto de começar meus trabalhos de baixo
para cima, mas se você gosta de começar pelo centro pode fazer uma espécie de alinhavo marcando o centro, assim fica mais fácil de se guiar.

Dica:
Outra coisa que eu gosto é fazer um “pezinho” na barra do tecido para não ficar desfiando:

Espero que tenham entendido a minha técnica para marcar o tecido e qualquer dúvida é só entrar em contato, um abraço e borabordar!
コメント